domingo, 30 de janeiro de 2011

O Natal na Holanda

O Natal na Holanda

Na Holanda, o Natal é muito importante. Outra celebração importante é a celebração do São Nicolau, no dia 5 de Dezembro. Esta festa é totalmente dedicada às crianças.

Quem foi São Nicolau?

São Nicolau foi uma pessoa muito preocupada com as crianças, os velhos e os pobres.

Acredita-se que este homem tenha ajudado as crianças pobres e os velhos a sobreviverem, enchendo-lhes os sapatos com moedas de ouro.

E a tradição, qual é?

A tradição é pôr o sapato à frente da lareira ou da porta, cantar no dia 5 de Dezembro e no dia seguinte, encontrar pequenos presentes. Muitas crianças querem oferecer um desenho ou até uma cenoura para o cavalo do São Nicolau.

E enquanto as crianças dormem, os ajudantes do São Nicolau, entram pela chaminé e enchem os sapatos das crianças, levando os presentes dados pelas mesmas.

O São Nicolau é parecido ao Pai Natal?

O Pai Natal é muito semelhante ao São Nicolau ! O Pai Natal é uma versão parcialmente copiada do São Nicolau. Os vestígios das semelhanças encontram-se nas cores das roupas (vermelho e branco), na entrada nas casas pela chaminé e pelo transporte dos presentes num saco.

Decerto que há diferenças! Quais são?

As diferenças entre o Pai Natal e o São Nicolau são que o Pai Natal vive no Pólo Norte, as renas e o trenó são o seu transporte, os ajudantes são os duendes, as prendas colocam-se por baixo de uma árvore de Natal e este chega na noite de 24 para 25 de Dezembro.

O São Nicolau utiliza um chapéu diferente e tem sempre um livro consigo, onde escreve tudo sobre as crianças, o seu transporte é um cavalo branco chamado Amerigo, vive em Espanha num castelo, vem de barco a vapor para a Holanda e os seus ajudantes são os “Pedros Pretos”. Este nome pode parecer ofensivo, mas como é figurativo, não é considerado ofensivo.

Que mais fazem para comemorar o dia de São Nicolau?

Todos os anos há um desfile para/do São Nicolau numa cidade / província diferente nos finais de Novembro. Mas isso não implica que crianças de toda a Holanda não possam vir vê-lo também! Muitos pais levam os filhos a ver esse desfile, mesmo que precisem de viajar de carro durante umas quantas horas. E as crianças que infelizmente não podem ver, vêem pela televisão. A chegada do São Nicolau é muito bem vinda.

Normalmente os desfiles são organizadas nas províncias/cidades que têm um porto, pois o São Nicolau chega de barco a vapor.

E os ajudantes? Que fazem eles?

Os ajudantes do São Nicolau atiram doces, entretêm as crianças com palhaçadas, com truques acrobáticos e, em troca, as crianças cantam, dão desenhos e até fazem teatro.

Os presidentes da Câmara sentem-se honrados quando a sua cidade é escolhida para o desfile, pois é uma das maiores festas do ano.

Quem é que acredita nesta tradição?

Esta tradição é para crianças normalmente até aos 10 ou 11 anos que ainda gostam de acreditar nisso. Nas escolas as crianças preparam muitas coisas giras para esta festa, por exemplo: chapéus parecidos aos dos ajudantes e do São Nicolau, bandeiras e réplicas dos ajudantes e do São Nicolau de cartão.

E as prendas?

Como a celebração do São Nicolau é para as crianças, algumas famílias optam por oferecer presentes no Natal, outras no dia 5 de Dezembro.

O Natal, como é que é?

Em relação ao Natal na Holanda, os holandeses celebram a véspera, a manhã de 25 de Dezembro e um segundo dia, 26 de Dezembro.

O Natal lá, é muito parecido ao Natal cá.

Na véspera de Natal, os holandeses, gostam de ir a uma Igreja e ouvir o coro a cantar, encontrando-se com familiares e amigos.

Na manhã seguinte ( dia 25 de Dezembro), é tomado um pequeno almoço muito luxuoso, com croissants, sumos de fruta frescos, ovos cozidos, torradas…etc.

As prendas estão por baixo de uma árvore de Natal e abrem-se também na manhã de 25 de Dezembro, com a família.

No dia 26 de Dezembro, normalmente, convidam familiares para tomar um café ou até

outro jantar.

A ceia de Natal tradicional na Holanda é normalmente constituída por veado, faisão e peru e purés.

Mas na Holanda, as pessoas não se restringem às tradições da ceia, pois se virmos um livro de receitas do Natal, há uma enorme variedade de receitas, verificando-se uma grande influência Francesa.

A tradição do Natal na Holanda varia entre famílias.

Passagem de Ano J

No dia de passagem de ano, é permitido lançar fogos de artifício a partir das dez horas da manhã até ás duas da manhã. Embora jovens tentem lançá-los mais cedo, há um controlo policial severo. A partir dos 16 anos pode-se comprar os fogos, se o jovem for mais novo que dezasseis, tem de ser um adulto a efectuar a compra. Só se consegue comprar fogos de artifício em lojas com certificados e licenças para os mesmos, para evitar a compra de “foguetes” ilegais.

No dia de ano novo existe a tradição de dar um mergulho nas águas geladas. Isto representa “Mergulhar num Ano Novo”, deixando no passado o último ano. Neste dia comem-se “oliebollen”. Se for traduzido directamente para o português chamam-se bolas de óleo. Na verdade é uma massa com passas, que se frita em óleo e a que se junta açúcar em pó.

Também existe a tradição de fazer uma lista onde indicam pontos em que pretendem melhorar no novo ano.

1 comentário:

  1. Deveria informar-se melhor sobre o Natal na Holanda.Para sua infromação,dia 25 e 26 Dezembro são totalmente diferentes.E porquê?
    25 Dezembro NATAL CATOLICO
    26 Dezembro NATAL PROTESTANTE

    Isto é uma das tradições holandesas
    Todos sentados na mesa com as suas panelinhas e um grande grill no centro da mesa. Ao redor todo o tipo de carne, espetinhos, legumes e molhos.

    ResponderEliminar