segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Natal em Portugal - A véspera


http://mdemulher.abril.com.br/imagem/culinaria/interna-slideshow/ceia-de-natal.jpgNo dia 24 Dezembro, véspera de Natal, à noite, tem lugar a ceia de Natal (chamada de consoada). Nesta serve-se bacalhau cozido e a doçaria cerimonial (rabanadas, sonhos, mexidos, etc.). Ainda no dia 24, no final da ceia, há a missa do galo à meia-noite, embora actualmente esta missa esteja a cair em desuso.

Um costume já quase esquecido é o de, durante a ceia do dia 24, evocar-se os mortos, com o seu lugar à mesa, fazendo-se uma duplicação da ceia para eles numa outra sala. Normalmente, ou como diz a Bíblia, a ceia era uma forma de homenagear a última ceia de Jesus Cristo, e a última ceia era pobre e com pouca diversificação nos alimentos, à base de água e pão. Pelo contrário, a nossa ceia costuma ser com peru, bacalhau, fritos e muita variedade de alimentos, por isso a cerimónia está a perder um pouco a tradição.

Não é apenas a comida que nos faz gostar do dia 24, mas também a convivência com a familia e a troca de prendas exactamente na passagem para o dia 25. Contudo, também nisto há já muitas famílias que não cumprem a tradição.



Sem comentários:

Enviar um comentário